II Semana de Vigilância Sanitária e Saúde inicia com o tema: “Água, Fonte de Vida”
- ASCOM
- 21 de mai. de 2018
- 3 min de leitura
A programação continua nesta terça-feira (22). O evento ocorre entre os dias 21 e 25 de maio; confira a programação
Na manhã desta segunda-feira (21), com o tema “Água, Fonte de Vida”, o departamento de Vigilância Sanitária, através da Secretária Municipal de Saúde, iniciou a II Semana de Vigilância Sanitária e Saúde em Sena Madureira (Semsa). A solenidade de abertura foi realizada no auditório da Escola Dom Júlio Mattioli, reunindo autoridades locais, empresários, organizações responsáveis, vereadores, secretarias municipais e estaduais.

Estiveram presentes na solenidade o vice-prefeito de Sena Madureira, Gilberto Lira, o vereador Ney Areal, o secretário de Administração, Tarsis Queiroz, o gerente de Vigilância Sanitária e Saúde no município, Jeocundo Assis, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Cirleudo Alencar, e a representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Antônia Nobre, além de secretários municipais e o setor regulado de diversos ramos alimentícios do município.
“Hoje vocês vão conhecer um pouco do trabalho da vigilância sanitária, e vocês, meus colegas, sabem que fazer Vigilância Sanitária não é fácil. É difícil fiscalizar, as pessoas não aceitam terem seus estabelecimentos fiscalizados. Agradeço a equipe pelo trabalho desenvolvido, agradeço também a todos pela vinda e pela credibilidade”, disse o gerente Jeocundo Assis, na abertura da solenidade do evento.
O secretário de Saúde Daniel Herculano falou do trabalho desenvolvido e agradeceu a presença do Governo no evento. “A população precisa de orientação, a Vigilância tem desenvolvido um trabalho aqui em Sena excepcional. Sei que ainda falta muito a ser feito, gostaria de agradecer a parceria do Governo do Estado pelo prestígio. Tudo que tem acontecido na saúde de Sena não é mérito meu, é de cada funcionário que faz a diferença na saúde do município”, disse Daniel.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Cirleudo Alencar, falou da importância da semana para os empresários e toda população. “O Conselho vem acompanhando o trabalho da Vigilância no município, onde destaco a importância do tema. Uma equipe empenhada, mostrando que temos compromisso, dedicação e que faz acontecer. A Vigilância, diferente do que as pessoas pensam, de ser um órgão repressor, na verdade, é um órgão que busca proteger o cidadão”, disse Cirleudo.
Além disso, comentou ele: “Se não tivermos uma água de qualidade e monitorada, vai acarretar o surto de alguma doença e isso vai bater direto na atenção primária, os postos de saúde, e na secundária, que é o hospital, então podemos ter uma crise por falta de fiscalização”, finalizou Cirleudo falando sobre a importância do tema.
O vice-prefeito Gilberto Lira também comentou sobre as ações preventivas e a importância do evento. “Observamos o esforço de cada um, onde temos vontade de trabalhar, esse é o diferencial. Temos acompanhado não são só ações de fiscalizações, mas também as preventivas, que é o que nos precisamos. Isso que está acontecendo hoje é ato de prevenir, teremos melhores avaliações, menor dificuldade na saúde, é isso que precisamos”, destacou Gilberto.
A programação continua nesta terça-feira (22). O evento ocorre entre os dias 21 e 25 de maio, em diversos espaços com diferentes temas abortados através de palestras no município. Veja a programação da II Semana de Vigilância Sanitária e Saúde 2018:
- Terça-feira (22):
* Manhã: 7h – Blitz e Distribuição de Folders. Local: Praça 25 de Setembro.
* Tarde: 15h30 – Palestra do Curso: ‘Contaminantes Alimentares’. Local: Dom Júlio Mattioli.
- Quarta-feira (23):
* Manhã: Palestra na Escola Messias Rodrigues
* Tarde: 15h30 - Palestra do Curso: ‘Doenças Transmitidas por Alimentos’. Local: Dom Júlio Mattioli.
- Quinta-feira (24):
* Manhã: Palestra na Escola Siqueira de Menezes.
* Tarde: 15h30 – Palestra do Curso: ‘Manipulação de Alimentos’. Local: Dom Júlio Mattioli.
- Sexta-feira (25):
* Manhã Encerramento das Palestras Escolares. Local: Ifac.
* Tarde: 15h30 – Palestra do Curso: ‘Boas Práticas’, às 17h, encerramento e coffee break. Local: Dom Júlio Mattioli.
Douglas Richer Queiroz - Assessoria
Comments