Famílias do Alto Rio Macauã receberão dose da vacina contra gripe/influenza neste final de semana


Assessoria de Imprensa


A Prefeitura de Sena Madureira, por meio da Secretaria de Saúde e o setor de Imunização, estarão levando nesta sexta-feira, 29, cerca de 600 doses de vacinas contra a gripe/influenza para as comunidades ribeirinhas do Rio Macauã. A imunização é para os grupos prioritários (idosos, crianças, adolescentes, adultos, gestantes) e todos que ainda não tomaram a dose esse ano. Apesar do fim do inverno amazônico, as condições fluviais ainda são favoráveis para que a equipe chegue aos locais mais distantes.


A equipe estará saindo nesta sexta-feira pela manhã e se deslocará até as comunidades mais altas, onde se iniciará os atendimentos. Em seguida, descerá o rio, parando em outras comunidades. A programação se estende até o próximo domingo, dia 31, com a expectativa de vacinar mais de 500 pessoas. As comunidades que serão atendidas são: Apito, Triunfo, Lua Nova, Providência, Valência, dentre outras.


A vacina contra a gripe/influenza não previne contra a covid-19, mas ajuda a manter a imunidade alta e evitar o contágio da gripe comum. De acordo com o coordenador de imunização, enfermeiro Donizete Fernandes, o objetivo é levar a vacina para os locais mais distantes e proteger as famílias ribeirinhas.


“Infelizmente esse ano por conta do coronavírus, a gente não conseguiu realizar o projeto Saúde Itinerante, como vínhamos fazendo. Mas com esforço da secretaria municipal de saúde, estaremos levando as doses de vacina para a população que reside no Rio Macauã ficar protegida contra a gripe/influenza. Todos estamos preocupados com a covid-19, mas é importante lembrar que a gripe pode matar tanto quando o coronavírus se não for tratada”, alerta Donizete.


Nesse momento de pandemia, muitas famílias ribeirinhas ficam com medo de ir até a cidade e ter contato com outras pessoas, podendo serem contaminadas pela doença. Por isso, a prefeitura resolveu levar as doses de vacina para os grupos prioritários. “A gente entende o medo que muitas pessoas têm nesse momento de ir até o posto de saúde na cidade. O Rio Macauã já apresenta sinal de vazante, dificultando o acesso de grandes embarcações para comportar famílias que têm, principalmente, idosos. Por isso,

o nosso esforço em se deslocar até eles e levar a vacina contra a gripe. Queremos também realizar esse processo de imunização nos demais rios como Yaco, Purus e Caeté aproveitando o resto do inverno”, diz Gilberto Lira, Secretário de Saúde que também estará indo junto com a equipe para o Rio Macauã.


A prefeitura estará divulgando essa ação por meio de veículos de comunicação, como rádios Difusora AM e Dimensão FM, para informar esses moradores da zona rural como proceder para receberem a vacina.

Município

- História

- Sócioeconômico

Servidor Público

- Concursos e Processo Seletivo

- Contracheque

Portal da Transparência

Transparência (Ativa)

- Mapa da Transparência

- Perguntas Frequentes

- Glossário

Transparência (Passiva)

- Solicitar informação

- Acompanhar pedido

- Estatísticas

Calendários

- Feriados 2020

- Pagamentos 2020

Contatos

Prefeitura de Sena Madureira

CNPJ 04.513.362/0001-37

Av. Avelino Chaves, 631

CEP 69940-000

Sena Madureira, Acre, Brasil

prefeitura.senamadureira@gmail.com

+55 (68) 3612-2424

Segunda a sexta: 07:00 as 13:00

  • Webmail Sena Madureira
  • Instagram | Sena Madureira
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social

Desenvolvido por