Equipes de saúde participam do Planifica SUS em Sena Madureira

A secretaria de saúde do município de Sena Madureira realizou nesta semana, as oficinas do projeto Planifica SUS. As atividades que começaram na última Segunda-Feira, no auditório da Universidade Federal do Acre (Ufac) têm como objetivo principal organizar os serviços de saúde em rede de atenção, por meio da integração entre Atenção Primária de Saúde e Atenção Ambulatorial Especializada.

O prefeito Mazinho Serafim, junto ao secretário municipal de saúde, Daniel Herculano, têm enfatizado a construção e fortalecimento da rede de atenção em Sena Madureira e buscando possibilidades de o município melhorar o sistema de saúde também por meio do Planifica SUS.

As oficinas foram divididas em duas turmas, devido ao grande número de participantes. De acordo com a representante da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), Ariane Farias, que palestrou aos profissionais de saúde no município, o projeto visa facilitar o acesso aos serviços que já são oferecidos pela prefeitura. “Buscamos meios que facilitem a entrada dos usuários aos serviços. Maneira que facilitem todo o caminho dele na rede de saúde, para que ele não fique perdido, sem saber se está indo ao lugar certo”, conta a palestrante.

A ideia do projeto é direcionar os pacientes nas unidades de saúde e fazer com que eles sejam assistidos de forma integral. “Com isso, os profissionais conhecem os atributos e funções da atenção primária da saúde, funções da atenção especializada e de que forma podemos estar organizados”, explica Farias.

Profissionais de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) participaram do encontro, assim como toda a equipe do NASF e unidade penitenciária. Conforme a coordenadora do programa de atenção básica, Jaksamea Teixeira, neste primeiro momento, o foco do projeto são as gestantes, mas que em breve o Planifica SUS será estendido a todas as UBSs da cidade.

“O projeto também vai ser estendido a todos os pacientes com doenças crônicas, como diabetes, câncer, que precisam de uma assistência multiprofissional”, finalizou a palestrante Ariane Farias.

www.facebook.com/pmsmoficial @prefeituradesena_oficial