...
 

Comitê de enfrentamento à covid-19 em Sena Madureira, discute ações de combate à pandemia


Por Ricardo Amaral- Ascom


Na manhã desta sexta-feira (29), o Comitê Municipal de enfrentamento à covid-19 em Sena Madureira, que conta com representantes de vários órgãos, entre eles, municipais e estaduais. Reuniu-se na sede da Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de alinhar ações no tocante ao combate e à prevenção ao Coronavírus no Vale do Iaco.

Preocupado com o avanço substancial de casos nos últimos dias na cidade, o comitê discutiu medidas a serem tomadas visando frear esse considerável aumento.


É importante destacar que uma ação do Ministério Público Estadual (MPE), revogou o decreto Municipal, e deu total autonomia para o Estado decidir o que deve ou não fechar, caso essa crescente continue. Essa ação também impossibilita o município de tomar medidas mais enérgicas, em relação ao enfrentamento à covid, cabendo ao poder público municipal apenas a fiscalização.


Durante a reunião, foram debatidos diversos assuntos pertinentes à luta contra o vírus, como por exemplo, medidas de prevenção que precisam ser executadas pelo comércio local, bem como também cuidados para que a pessoa infectada possa cumprir a quarentena da forma adequada, além fiscalização em bares e restaurantes, para que possam cumprir o decreto estadual de funcionamento somente até às 22 horas, após esse horário somente através de serviço delivery. E intensificação nas fiscalizações visando coibir a realização de festas dançantes, ainda que fora do horário estabelecido no último decreto. Portanto é importante frisar que festas estão proibidas, mesmo sendo no período do dia, aos finais de semana, por exemplo.


O Chefe da Vigilância Sanitária do Município, Rodrigo Bortolan, falou mais sobre esse assunto. "Infelizmente em Sena Madureira temos uma média de 40 casos confirmados por dia, e isso vem nos preocupando bastante, então essa reunião foi pra destacar as ações que vamos tomar de agora pra frente, onde já adianto que vamos intensificar as fiscalizações nos comércios, e caso tenha irregularidades, vamos aplicar o que a lei nos recomenda. Portanto peço aos proprietários que orientem seus clientes e funcionários no tocante ao uso de máscaras, e álcool em gel, e assim evitar que sejam penalizados nos rigores da lei". Disse Rodrigo Bortolan.


Na ocasião, o Chefe da Vigilância Sanitária ainda destacou que as festas em clubes particulares também serão alvo de uma fiscalização mais intensa a partir de hoje. "Algumas pessoas estão promovendo festas, e com isso incitando aglomerações, o que é terminantemente proibido. Por conta disso, hoje nós estaremos passando em todos os locais notificando sobre essa recomendação. Já em relação ao som ao vivo, existe a permissão, desde que esteja de acordo com o decreto estadual, que determina haver uma barreira acrílica, para separar o cantor, que obviamente não estará usando máscara, do restante do público, e esse público esteja acomodado em um ambiente com cadeiras e mesas separadas a uma distância segura" Concluiu Bortolan.


De acordo com o Dr. Rodrigo, a colaboração da população é de suma importância, para que se evite o fechamento total do comércio e demais setores do município. No tocante a evitar sair de casa sem a máscara, tendo em vista que não basta só às autoridades se empenharem por essa causa, por isso é necessário uma conscientização por parte dos munícipes, quanto ao momento delicado que o estado e o município vêm passando, em decorrência dessa pandemia.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Saúde