Município

- História

- Sócioeconômico

Servidor Público

- Concursos e Processo Seletivo

- Contracheque

Portal da Transparência

Transparência (Ativa)

- Mapa da Transparência

- Perguntas Frequentes

- Glossário

Transparência (Passiva)

- Solicitar informação

- Acompanhar pedido

- Estatísticas

Calendários

- Feriados 2020

- Pagamentos 2020

Contatos

Prefeitura de Sena Madureira

CNPJ 04.513.362/0001-37

Av. Avelino Chaves, 631

CEP 69940-000

Sena Madureira, Acre, Brasil

frankley.dias@hotmail.com

+55 (68) 3612-2424

Segunda a sexta: 07:00 as 13:00

Desenvolvido por

  • Webmail Sena Madureira
  • Instagram | Sena Madureira
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • ASCOM

Alunos de Sena Madureira recebem atendimento odontológico com técnica de TRA



Centenas de crianças das escolas municipais de Sena Madureira já receberam os atendimentos do programa Saúde Bucal na Escola, tanto na Zona Urbana quanto na Zona Rural do município. Agora, as ações do programa ocorrem em conjunto às atividades do programa Saúde na Escola, que também contempla a cidade.


Hoje, Sena Madureira se tornou o terceiro município acreano a contar com os serviços do Saúde na Escola. A coordenadora do programa Saúde Bucal salienta que a ação foca na restauração de dentes comprometidos por cárie nas crianças. “Estamos com o Tratamento Restaurador Atraumático (TRA), que faz uma restauração sem dor, já que não remove todo o tecido cariado. Trabalhamos com instrumentos manuais e a técnica não necessita da caneta odontológica, o que deixa as crianças mais a vontade para o tratamento”, conta a Dra. Sheel Silva.


O atendimento com TRA pode ser realizado em crianças de 0 a 12 anos. Em Sena, crianças de creches e escolas municipais de nível fundamental são contempladas com o serviço. “Às vezes os pais desses alunos não têm tempo de levá-las até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e por isso resolvemos facilitar a vida dessas famílias, levando a saúde bucal até a escola”, enfatizou Silva.


Escolas municipais como Elizario Tavora, Leonice Fernandes de Almeida Bregence já foram contempladas com o atendimento odontológico aos alunos. Antes dos procedimentos, as crianças passam por exame clínico, para só então as restaurações erem feitas com o TRA.


O programa de saúde bucal só é possível devido ao empenho do prefeito Mazinho Serafim e toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde que adquiriram uma cadeira odontológica portátil, capaz de ser levada até para os locais mais difíceis da zona rural. “Um benefício que agregou à Sena. Somos a terceira cidade no estado a possuir esse instrumento. Um verdadeiro presente que a prefeitura deu à comunidade, pois antes não tínhamos. Essa cadeira dá muito mais comodidade a quem não pode ir a uma UBS”, explica a coordenadora.



Sobre o TRA


Tratamento Restaurador Atraumático (TRA) é uma técnica odontológica que restaurar dentes cariados em locais onde o tratamento convencional não era possível. A técnica é sugerida nos cadernos do SUS para escolares e em locais de difícil acesso. O TRA é uma técnica de amplo alcance social, reduzindo tempo de cadeira, endodontias e exodontias, de fácil aplicação tanto em consultório como em locais sem equipamentos.




Assessoria de Imprensa



www.facebook.com/pmsmoficial @prefeituradesena_oficial