Ações do Julho Amarelo entrega mais de 300 kits de combate às hepatites e realiza testes rápidos

Em continuidade às ações do Julho Amarelo, ação de combate às hepatites virais este mês, a secretaria de Saúde de Sena Madureira, com apoio do setor de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), realizou mais duas atividades nessa quarta-feira, 22. Pela manhã, as equipes estiveram no centro da cidade realizando uma panfletagem nos comércios locais com a distribuição de kits e informativos sobre as hepatites virais, Covid-19, hepatites B, C, HIV, Sífilis, e ainda com distribuição de máscaras, álcool em gel e preservativos masculinos e femininos.

Ao todo, foram entregues mais de 300 kits nos pontos comerciais, com o intuito de conscientizar e falar para a população sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar o contágio dessas doenças. Em tempos de pandemia, a prefeitura entende que é preciso redobrar os cuidados com outros tipos de doenças, como as hepatites virais que afetam a saúde humana e podem causar sérios danos.

À tarde, a equipe esteve na secretaria municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR) realizando as testagem rápidas nos servidores da referida Secretaria. Os testes foram para diagnosticar possíveis casos de hepatite B, C, HIV e Sífilis. De acordo com a coordenadora, mais de 40 servidores entre homens e mulheres fizeram os testes e, felizmente, nenhum resultado deu positivo para nenhuma das doenças.

“Hoje foi um dia muito produtivo para a nossa equipe. Começamos com as ações no centro da cidade e nos comércios entregando os panfletos, todos os comerciantes nos atenderam bem e ficaram atentos as nossas orientações. Pela tarde realizamos os testes nos funcionários da Semsur com a parceria do secretário Jeocundo e entregamos também os kits de prevenção e orientações que devem ser tomados”, explica a enfermeira Wendy Carolina.

Os testes estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde do município, incluindo a unidade sentinela Carlos Afonso. Mesmo com a pandemia, as equipes estão trabalhando, de forma reduzida, e em todas as ações são seguidas as medidas de distanciamento social e prevenção da covid-19, usando máscaras, luvas, toucas, álcool em gel e aventais.